Livros

 Meu pai vai me buscar na escola

Header_Facebook

Entre a escola e a casa, o fantástico mundo

Em Meu Pai Vai Me Buscar na Escola, o ilustrador e jornalista Junião fala da descoberta do mundo e da construção do amor entre filho e pai

Todos os dias, depois da escola, o menino volta para casa com o pai.

No curto caminho, descobrem juntos a cidade: as ruas, as pessoas e as criaturas, a arquitetura, tudo o que pode ser visto e aquilo que só dá para imaginar.

Em Meu Pai Vai Me Buscar na Escola, primeiro livro infantil em que assina as ilustrações e também o texto, o ilustrador Junião acompanha o olhar de uma criança de três anos e suas sensações ao desbravar o mundo. Lança ainda uma interpretação terna sobre a relação do filho com o pai e fala do amor que os dois constroem nas coisas comuns do cotidiano.

Junião nasceu Antônio Carlos de Paula Junior, em Campinas (SP). Fez faculdade de Educação Artística na Unesp de Bauru (SP) e trabalha como desenhista e jornalista desde 1994. Ilustra livros para crianças e adolescentes, faz charges e ilustrações para jornais, revistas, sites e aplicativos. Ganhou prêmios como o Vladimir Herzog, sobre direitos humanos, e o concurso de cartuns sobre Aids do Ministério da Saúde. Mora em São Paulo desde 2004, onde também brinca de ser músico e jogador de futebol.

Ah, Junião é pai do Bernardo desde 2010.

Serviço:
Meu Pai Vai Me Buscar na Escola
Texto e ilustração: Junião
Editora: Zit Editora
40 págs.;

 

Mães em Luta: Livro das Mães de Maio

14955994_1114638291983239_7980689022887180669_n
Tive o prazer e me senti muito honrado de ser o escolhido para ilustrar a história de quinze super mães. O livro ficou lndão. Parabéns @pontejornalismo, @andrecaramante, Mães de Maio e demais envolvidos.

 

Contos Primários de Um Mundo Ordinário (2015)
Contos_Primariosb_72

Os Maiores Detetives do Mundo (2014) juniao_maiores_detetives_do_mundo_capa2

Primeira ilustração de capa que eu faço para um livro pensado para suporte totalmente digital. Os Maiores Detetives do Mundo é o primeiro ebook de Chris Lauxx, projeto totalmente independente, que abriu mão dos prazos e burocracias do produto impresso para lançá-lo diretamente nas lojas da Amazon. Para quem tem kindle, basta entrar na loja da Amazon e comprar seu exemplar. Se não é o seu caso, não tem problema: dá pra ler “Os Maiores Detetives do Mundo” em IPhone, Ipad, outros tablets, celulares, computador. Para isso, vá até o site de Chris Lauxx e baixe grátis o aplicativo para ler o livro.

A Independência no País da Folia (2014)

CapaCriancêsFINAL

O texto da editora resume bem o livro: “Da vinda da família real portuguesa para cá em 1808, passando pela abertura dos portos às nações amigas, a Revolução do Porto de 1820 (e suas consequências aqui e em Portugal), até o governo de Dom Pedro como príncipe regente, o Dia do Fico e, finalmente, em 7 de setembro de 1822, o Grito do Ipiranga (de “independência ou morte”, ou, bem mais do que isso, como mostra o livro), nenhum antecedente histórico, nem mesmo curiosidades escapam às páginas dessa história sobre este capítulo da nossa História.
Unindo forças, Flavia Greco Lopes, Jorge Sampaio Lopes e Junião, confirmamos com muito bom humor e erudição em A independência no país da folia, um livro para toda família, que não há nada melhor para perpetuar o saber do que a didática do riso. ”

50 anos da Mônica (2013)

Monica_50anos
Minha participação no livro Mônica(s). 150 artistas, nacionais e internacionais, participaram deste livro em homenagem aos 50 anos dessa menina sapeca. Fiquei muito feliz de estar neste time.

 O Guia Secreto do Sabe Tudo das Copas (2014)

Guia_Secreto_Copas Adorei fazer parte deste timaço de ilustradores: Marcelo Martinez (capitão), Mario Alberto, Gustavo Duarte e Pablo Carranza. O livro tá lindão, bem divertido e já se encontra disponível nas gôndolas das lojas Americanas. Vale conferir! Quer saber mais informações sobre o livro? Clica aqui! 

Bem Bolado (2014)

15058753 Segue mais um livro com trabalhos meus que sai este ano. Tive a honra de dividir a tarefa das ilustrações internas com o grande Gilberto Valadares. A capa é minha! O livro é bem legal e já está disponível para compra online.

Guia dos Curiosos – Copa (2014)

Guia_curiosos Adoro temas futebolísticos, e quando apareceu o convite da Editora Panda, para fazer parte do time de ilustradores do Guia dos Curiosos – Copas, eu não vacilei, matei o trampo no peito e mandei pra rede! O livro está delicioso, e as curiosidades, então… sem comentários.

 Dicionário de Criancês (2013) Layout_Criances_72

Criancês é aquele idioma cheio de palavras que as crianças criam e recriam segundo seu jeito de ver (e ouvir) o mundo. A autora Angélica Lopes reuniu as pérolas de sua filha Cecília e de outras crianças e fez o livro, que adorei ilustrar para a editora é a Escrita Fina. O livro ficou muito divertido, vale a pena conferir, já está a venda.

 A Rainha Alérgica (2012)

AF_RainhaAlergicaCapa.ai

Foi muito divertido fazer as ilustrações de capa  e internas para a peça de teatro infantil que virou livro, “A Rainha Alérgica”, de Teresa Frota. O texto é muito divertido e contagiante, recomendo. A editora é a Escrita Fina. Para mais informações sobre o livro, clique aqui.

 Coleção Pequenos Craques (2011) mequinhoxmizael

Esses dois livros que eu ilustrei foram lançados na Bienal do Livro, aqui em São Paulo, em junho/2011 pela editora Callis. O livro do Mizael também foi lançado em maio deste ano no Museu do Futebol com a presença do atleta e convidados. As duas publicações fazem parte da coleção “Pequenos Craques”, que traz ao público infantil biografias ilustradas de esportistas brilhantes que se destacaram no cenário nacional. A coleção promete, já estou ilustrando a história de outros atletas e logo mais postarei por aqui.

 Camisa, short e meião (2010) Camisa_short_meiao

Esse livro foi lançado em junho/2010, no Rio de Janeiro, pela editora Rocco. O autor é o consagrado sambista Moacyr Luz e quem assina as ilustrações de capa e internas é este quem vos escreve.

Coleção “O dia em que me tornei” o-dia_72

No começo do ano, a editora PandaBooks me convidou para fazer as ilustrações de capa e as internas desses dois livros abaixo. Curti muito participar dessa coleção “O dia que me tornei…”, futebol é um dos meus temas prediletos. Para mais informação sobre a coleção, clique aqui.

Sorte Grande

capa_sorte_grande_72 Segue a capa do livro “SORTE GRANDE” . O texto é do escritor Léo Cunha e as ilustrações de capa e as vinhetas internas são de minha autoria. Fiz esse trabalho ano passado (2007), ano em que também foi publicado o livro. “SORTE GRANDE” é parte dos quatro livros da coleção “DE REPENTE”, da editora FTD. Cada livro conta uma história diferente, interessante e com bastante humor. Os livros estão a venda em várias livrarias (também on line) do país.

Tire o Pé do meu Direito

CAPALIVRO_72 O primeiro trabalho como ilustrador de livro a gente nunca esquece. O texto (muito bom) é do Tiago Melo de Andrade. Eu fiz a capa, as ilustrações internas e as vinhetas. A história é muito boa e participar desse projeto foi bem prazeiroso. O livro foi lançado no segundo semestre de 2007.

Comentários

  1. Meu sobrinho veio morar aqui no Rio de Janeiro e adorou o livrinho que dei como presente, assim que eles mudarem pro novo apartamento eu vou comprar mais! Parabéns!!!