Dia internacional dos Direitos Humanos, a busca pela verdade e muito trabalho pela frente

Charge_Juniao_10_12_2014_72

10 de dezembro é o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data foi instituída em 1950, dois anos após a Organização das Nações Unidas (ONU) adotar a Declaração Universal do Direitos Humanos como marco legal regulador das relações entre governos e pessoas.

Hoje temos votações no Congresso que envolvem a causa, e ações importantes como a Comissão da Verdade encerrando os trabalhos e apresentando um relatório que pede o julgamento de militares que cometeram crimes no período da ditadura; e a Comissão Especial Sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (CEMDP), que pede a inclusão, como atribuição do Estado brasileiro, a realização de buscas e identificações de mortos e desaparecidos do período democrático. Fato que motivou essa charge

Para saber mais sobre o assunto, leia o texto ” Pela verdade dos crimes da democracia“, assinado pelos movimentos Comissão Guarani Yvyrupa, Margens Clínicas e Movimento Mães de Maio, na Ponte.org –  site jornalístico especializado em jornalismo especializado em segurança pública, justiça e direitos humanos.

Enfim, muita coisa positiva vem sendo feita com profissionalismo e seriedade no caminho de buscar o fortalecimento das relações humanas em nossa sociedade, mas a caminhada é longa e ainda temos muito trabalho pela frente.

 

 

One thought on “Dia internacional dos Direitos Humanos, a busca pela verdade e muito trabalho pela frente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *